A Churrasqueira

Descobri um inestimável tesouro no Youtube: vários vídeos, nos quais o empresário Marcos Bassi, o mais celebrado dos açougueiros e mestres-churrasqueiros paulistas, ensina como cortar, assar e grelhar carnes na churrasqueira.
São vídeo-aulas obrigatórias e essenciais para quem aprecia fazer e degustar um bom churrasco, e que confirmam o merecido título de “Artesão da Carne” ao mestre.
Primeiro, a churrasqueira.
Uma importante ressalva: a utilizada por Bassi é profissional, padronizada, com alturas corretas e está em condições ideais de uso, principalmente no que diz respeito aos ventos, por exemplo. Na maioria esmagadora dos churrascos, porém, tais condições não se reproduzem. Deparamo-nos com churrasqueiras fora de padrão e, não raro, sujeitas aos efeitos dos ventos, que alteram sobremaneira a circulação do calor e exigem do churrasqueiro cuidados redobrados.
No entanto, vale a pena pelas dicas, detalhes e conceitos básicos inestimáveis que todo churrasqueiro deve dominar, sobretudo as diferenças entre grelhar e assar e,também, sobre a temperatura ideal.


Um comentário:

Tanaka disse...

Ricardo,

Marcos Bassi é uma referência quando pensamos em churrasco, este post foi uma ótima idéia!

Claro que estou num nível muito caseiro do churrasco, digamos que no nível do improviso rsrs... as dicas são ótimas e podem ser praticadas se termos uma churrasqueira com certa qualidade.

Eu mesmo tenho uma casa com um bom quintal, mas se fizer construir uma churrasqueira poderei perder muito espaço, que as crianças usam também, então estou aqui no desafio de achar uma churrasqueira ideal para um quintal que cabe aquela festa de familia aos domingos.

Andei buscando na internet por opções e encontrei seu post, refinando um pouco mais minha busca com suas dicas, encontrei esse site http://www.mobly.com.br/jardim-e-lazer/churrasqueiras/ e vi boas opções, mas gostaria de uma dica, qual churrasqueira seria ideal para caber em lugares estratégicos, mas não precisando ser tão compacta como aquelas que vendem nos mercados, afinal, o churrasco é uma arte!

Obrigado!