Churrasco Italiano existe!

Já falei aqui num idílico e delirante passeio pelas ruas de Roma com Isabela Rosselini, louca pelo meu churrasco, à procura de scamone, um dos nomes da alcatra na Itália. Nenhum açougueiro romano conhecia o corte. Descobri, depois, que a alcatra tem mais de vinte nomes da terra da pasta e da pizza.

Restaram-me uma frustração e uma certeza: o passa-fora da Isabela, tristíssima, e que churrasco não é a praia dos italianos.

Errei feio. Os italianos têm, sim, seu churrasco. E, além de tradicional, é maravilhoso.

Uma amiga, generosa, me mandou o link para uma recente série de belas reportagens feitas pela TV Globo sobre a comida italiana, entre elas a Bisteca Florentina e a porcheta,.

São imperdíveis.

Uma das curiosidades: Em 1565, os italianos já faziam churrascos em homenagem a São Lourenço, martirizado pelo Império Romano em 1258. O santo foi queimado numa grelha - que martírio desgraçado! - e ficou associado aos prazeres da carne. Já o nome bisteca, seria uma corruptela de “beef steak”, que, naquela época, ia render suas homenagens ao santo.

Em tempo, a bisteca é, nada mais nada menos que o conhecidíssimo T-bone steak.

Aqui no Rio, num açougue no Mercado do produtor da Barra da Tijuca, comprava-se a melhor bisteca que já comi na vida. Há tempos não vou lá. Mas ainda deve vender.

Vale a penas assistir, antes que tirem: http://g1.globo.com/videos/jornal-hoje/v/os-segredos-e-prazeres-da-carne/1260706/#/Culin%C3%A1ria/page/1

3 comentários:

Personal Grill disse...

Maravilha hein?
Me deu vontade de fazer!

Aproveitando, tanto meu comentário como o da sua postagem sobre os miúdos da Sadia, fiz um humilde artigo em meu blog sobre este incoveniente.

Ricardo disse...

Valeu, vou lá ver!

David disse...

Eu quero fazer um churrasco italiano! Deve ser um exquisites reais, eu amo carne, mas minhas filhas são vegetarianos, então eu faço legumes grelhadas. Este domingo vou me encontrar com churrasqueiros
e vou passar esta receita!