Pão de Alho, uma delícia nada “econômica”


É aperitivo de presença quase obrigatória nos churrascos, seja porque é gostoso seja por uma equivocada razão: “economia”.

Aqui no Rio, o quilo do pão, dependendo da padaria, pode chegar a mais R$ 7,00! No barato, R$4,00. Pronto: junte-se o gasto com o restante dos ingredientes, e cada quilo de “pão-de-alho” sairá quase pelo mesmo preço que o da carne, e bem mais caro que um quilo de lingüiça comum ou de carne de frango.

Portanto, se você oferece o pão de alho porque gosta e por uma questão de variedade, ótimo. É gostoso mesmo. Mas se for por “economia”, pense duas vezes.

A diversidade de receitas é infinita. Procuro sempre dispensar a maionese ou a margarina. Prefiro a manteiga, de sabor mais marcante e menos enjoativo. Também evito ir além do alho, do orégano e um pouco de azeite. Torno a insistir, a simplicidade produz melhores resultados que certas misturas malucas, embora não impeça a criatividade.

Uma variação que me agrada é a utilização da pimenta calabresa, mas nem todos gostam. Alguns, acrescentam queijo parmesão ralado, e por aí vai. O pão-de-cebola também faz sucesso, mas já é outra receita.

Calculo sempre um pãozinho francês de 50g por pessoa – duas fatias . Dá e sobra, num churrasco de sábado, desses que correm por horas. Em churrasco de curta duração, uma fatia por pessoa basta.

A receita do creme dá para 20 a 30 fatias.

· 400g de manteiga com sal, de boa qualidade, em temperatura ambiente. (não-derretida)

· 3 a 4 dentes de alho muito bem amassados;

· 4 colheres de sopa de azeite;

· 1 colher de sobremesa cheia de orégano;

· E, se desejar, a mesma quantidade de pimenta calabresa;

· Habitualmente, não uso sal, já existente no pão e na manteiga.

Misture tudo muito bem. Procure cortar o pão perfeitamente, com faca serrilhada apropriada, sem ofender o miolo. Quanto mais lisa a superfície, melhor para espalhar o creme sem desperdício ou aplicação demasiada.

Na brasa, assa com rapidez espantosa, exigindo atenção permanente. Para maior tranqüilidade, asse-o na parte mais alta da churrasqueira.

12 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, se eu fosse nesse churrasco a conta teria de ser refeita. Num evento, digamos, das 12 às 16, minha cota seria de um pãozinho desse aí por hora!!! Na presença de saladas e/ou vegetais diversos, essa conta poderia até aumentar. Em compensação, um bom pãozinho na brasa me faz dispensar as carnes. Ao fim e ao cabo, acho que minha presença não desequilibra tanto assim o ambiente :D
Ah, e também prefiro manteiga à margarina ou maionese.

Ricardo disse...

Dadivosa,

Essa é a nossa angústia. A matemática do churrasco é estatística. A Estatística, a mais mentirosa das ciências.
No fim, tudo dá certo.
Abraços.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Faz muitos anos que nao me aventuro a fazer um pao de alho. Costumava faze-los para acompanhar a macarronada. Gostei imensamente desse toque criativo da pimenta calabresa. Vou ter que experimentar! Quem sabe no finde... assim posso comer o pao sem preocupacoes! ;-)

beijos,

Ricardo disse...

Não irás arrepender-se! Aliás, as pimentas podem variadas

Ricardo disse...

Elvira, parabéns!

Anônimo disse...

Ricardo, eu nunca uso margarina (ergh!) ou maionese para pão de alho, sempre manteiga, alho, orégano e de vez em quando mudo o orégano para manjericão (fica muito bom!). Outro dia queriam fazer um pão de alho num churrasco com maionese e creme de cebola...fala sério!!!
Abraços!

Anônimo disse...

Ricardo

Gostaria de saber se essa receita do pão de alho, pode ser usada para colocar diretamente em cima da carne??? Muito Obrigada. Adorei descobrir seu blog meus Parabéns!

Emília Ferrari
eferrari1000@hotmail.com

Ricardo disse...

Emília,

Grato pela visita.

Carne pronta, sim.

Já para temperar a carne antes de ir à brasa, nunca fiz. Mas não será um pecado mortal fazê-la assim.

Abraços.

Bruno Camargo Sá disse...

Ricardo,

Experimente usar o pão ciabata para o pãozinho de alho...fica muito crocante, uma delícia!
Mas obviamente aumenta ainda mais o custo...

Parabéns pelo site, muito bom e útil, mesmo!

Ricardo disse...

Obrigado, Bruno.

Já fiz. Fica uma delícia, mas é mais caro...

Anônimo disse...

Vai uma dica, derreta a manteiga e coloque 1 colher de sopa de MOSTARDA. Fica irresistivel e o tom amarelo da até água na boca!

Felipe Moreno

Anônimo disse...

Adorei seu post!!! Eu achei uma receita no site da TVChurrasco de Pães Temperados como Aperitivo, muito legal ... Nessa receita não vai alho, isso é ótimo para as pessoas que não comem alho.
Eu fiz essa receita e aprovei ... Muito boa!!! Recomendo ;)

http://www.tvchurrasco.com.br/receita/entradas+petiscos/paes+temperados+como+aperitivo,77.html