Sal grosso ou fino?


Não há notícia de que churrasco feito com sal grosso fique mais ou menos saboroso que o feito com sal fino. Em outras palavras: se você tiver o dom divino de saber usar o sal fino no churrasco, ele não ficará diferente, pior ou melhor que aquele feito com sal grosso.

Acontece que o sal fino é manhoso, volúvel, dissimulado como uma serpente, enganador e incorrigível. Qualquer errinho e pronto: a vaca vai pro brejo, salgadíssima-da-silva. O sal grosso é menos volúvel. Virtuoso, agarra-se à carne sem grande paixão, cumprindo honesta e homeopaticamente seu papel.

Mas se o sal grosso não engana ninguém, é comum os churrasqueiros enganarem-se ao usá-lo, mandando a vaca pro brejo mais salgada-da-silva ainda. É apenas uma questão de bom senso e uma técnica fácil sem muitas variações.

Uns, como eu, preferem salgar a carne no momento de levá-la à churrasqueira; outros preferem aguardar uns minutos para o sal “pegar”; o que acho um risco; uns poucos preferem primeiro selar a carne para depois salgá-la, o que vejo como preciosismo. Acaba sendo uma questão de estilo, mas sem muitas chances de erro Mais que isso, como os que salgam até de véspera, o desastre é certo.

Um comentário:

Emilio Pechini disse...

Parabéns pelo site/blog, gostei do modo do seu modo de explicar, quero me aventurar a fazer meus churrascos, e suas dicas são ótimas.