A matemática do churrasco



O cálculo do churrasco é simples e preciso como a previsão do tempo. Para chegar perto da verdade, exige um “chutômetro” profissional, aparelho de alta tecnologia ligado ao seu instinto e ao seu bolso.

Utilize-o a partir de três varáveis básicas.

1- É impossível calcular o consumo exato de carne por pessoa. Entre os esfomeados, que consomem até 1 quilo de carne, e os meio-anoréxicos, (porque os 100% anoréxicos não vão a churrascos), existem os “normais”, outro conceito vago toda a vida;

2- Após a limpeza e a cocção, a perda no peso das carnes sem osso alcança, em média, 30%. Já as com osso, a perda ultrapassa os 50%, mesmo que os ossos sejam aproveitados pelo seu cachorro e, eventualmente, por algum convidado.

3- A dinâmica do churrasco é relativamente previsível. Após a terceira leva de carnes, a maioria dos convidados está de pança cheia. Aí, é só a “manutenção”. Por isso, se uma das carnes complementares acabar, ninguém vai se sentir ofendido. O que não deve faltar é a carne bovina. Pega mal. E se estiver acabando, decrete educadamente o fim do evento ou vá ao mercado mais próximo.

A partir dessas três variáveis, estabeleça, você mesmo, o tantum de carne que um convidado “normal” comeria. Uma dica: pense num valor entre 500g e 700g “brutos” de carne. Se você for farto e seu bolso não berrar, pense 20% mais alto. Caldo de galinha e cautela nunca fizeram mal a ninguém, novesfora os triglicerídios. O medo de passar vergonha, também.

Refinando a maluquice: nem tudo a Deus nem tudo ao Diabo: estabeleça 600g (brutos) por pessoa, divididos da seguinte forma: metade em carne de boi e a outra, mais um pouquinho por fora, em carnes complementares.

Repita-se: se o seu espírito, em conluio com seu bolso, não necessitar de acanhamentos, vá além de tais medidas. Um churrasqueiro experiente saberá utilizar as carnes na proporção devida, sempre resguardando o possível excesso na geladeira, para que possa vir a ser congelado, para aproveitamento posterior.
Viu? Você não precisa ser um gênio para errar...

6 comentários:

Anônimo disse...

Ricardo, essa é sempre uma discussão à parte quando está para se fazer churrasco, há mil teorias e cálculos para estabelecer quanto cada pessoa come... isso é possível??? Eu sempre penso em torno de 300 a 400 g de carne, mais pão de alho, salada, linguiça, etc... até agora não deu errado, mas é o que você escreveu, como saber quanto cada um come, depende se os convidados são assim ou assado!
Ai, é sempre engraçado ouvir as teorias...!
Um abraço!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Ricardo disse...

A bem da verdade, esse cálculo é possível, desde que você tenha informações sobre o tipo de evento, tempo de duração. Essa dinâmica permite você se aproximar da verdade.
Abrraços.

Anônimo disse...

Olá, estou aqui na internet procurando uma solução.Qual a quantidade necessário de carne e bebidas para um churrasco de ano novo, ou seja que vai durar o dia inteiro.rsrs
Por favor me ajude estou perdida.
Abraços

Anônimo disse...

Pessoal, eu achei um site que tem Calculadora Oficial do Churrasco ... Muito bacana, vale apena conferir!!

http://www.tvchurrasco.com.br/conteudo/churrascoladora,8.html

Anônimo disse...

It's actually a nice and useful piece of info. I am happy that you just shared this helpful information with us. Please stay us up to date like this. Thank you for sharing.

Visit my web-site; acheter tweet

Anônimo disse...

Really when someone doesn't know after that its up to other visitors that they will assist, so here it happens.

My blog avoir plus de vues youtube