Berinjela no churrasco.

Que me perdoem os puristas, mas a berinjela tem seu valor na brasa. Corte-a em rodelas ou em tiras de meio centímetro mais ou menos. Em tiras é mais prático. Salpique-as com sal fino e deixe-as minando por uns 15/20 minutos num escorredor para drenar o excesso de água. Feito isso, meu amigo, lave-as e descubra que o céu é o limite.

Exemplos:

1- Está sobrando molho à campanha? Não se faça de rogado. Com um pegador, molhe rapidamente algumas rodelas no dito cujo e leve-as para a grelha. O tempo? Rapidíssimo, senão queimam.

2- Molho de alho? Sapeque nas meninas e mande brasa.

3- Já fiz com minha geléia de pimenta caseira. Uma fina lambuzada apenas num lado, para não arder demais e brasa nela!. A desvantagem fica por conta do estoque de cerveja.

4- Queijo ralado? Orégano? Um azeitinho...Fica ótimo!

Para os iniciados, um jiló na brasa também não é diferente. Puro, só no sal, ou incrementado, fica uma coisa! Dá um trabalho do cão...mas churrasqueiro que se preza não pensa muito no sacrifício, né?

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Ricardo.
Cheguei aqui porque o Wordpress avisa quem faz referência à Dadivosa e estou encantada!
Gostei tanto de seus textos e assuntos que fiquei sem saber onde comentar - se no sal, no molho, na selagem...
Recomendarei seu site em minha lista de leituras diárias e aproveito para dizer que batata doce também fica uma delícia na brasa.
Beijos e parabéns pelo excelente blog.
Ah, e você é um churrasqueiro muito do vivo, de ceguinho nada tem ;)

Ricardo disse...

Só tenho a agradecer pelos seus elogios e a honrosa referência ao Ceguinho no Dadivosa: a primeira nessa curtíssima vida do blog. Legal mesmo.
Gosto demais da leveza dos seus textos, nada burocráticos e sempre gostosos. Além do mais, admiro o seu jeito, nada burocrático, de passar as receitas, sempre boas.
Quem merece os parabéns é você!
Um graaaaaande abraço.

Ricardo disse...

A emoção de ver a cria dando frutos me levou à demasiada "burocracia".

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ricardo, e eu cheguei aqui pela Dadivosa! :-)

Nossa, berinjela na churrasqueira eh uma delicia! Eu faco todo verao, porque nao dou conta das roxinas e fazendo assim assada na 'brasa', nao sobra uma lasca!

abc! :-)

Unknown disse...

Vc é um cronista d culinária, hahahaha!!! Ótimo texto! Agora vamos ver se a receita tbm é boa!