O filé mignon e os churrasco-chatos.


“O homem que pouco aprendeu, envelhece como um boi: com muita carne e nenhum conhecimento.”

Fonte: "Máximas do Dhammapada"

Como todo ritual, o churrasco tem sua liturgia e seus cânones. Acho bacana, e necessário, que existam regras e técnicas derivadas do senso comum, da tradição, da experiência. O problema é quando a interpretação dessas regras começa a produzir dogmas, verdades absolutas... e fanáticos.

Não tenho paciência para o fanatismo dos churrasco-chatos, que confundem cultivo e estímulo às tradições culturais com patrulhamento do paladar alheio.

Esse patrulhamento é baseado na idéia do "verdadeiro churrasco", uma bobagem conceitual que não resiste a um sopro de razão e que, por força do preconceito que a alimenta, exclui o filé mignon do mundo do churrasco. Uma injustiça

Corte de carne mais conhecido e mais grelhado em todo o planeta, detalhe que os churrasco-chatos parecem ignorar, o filé mignon dá um belíssimo churrasco, sim. Além de maciez inigualável e suculência, possui sabor delicado, suave. Em suma, uma carne de excelente palatabilidade, que pode ser acentuada com o preparo em forma de churrasco.

E mais, prescinde de perfumarias como bacon, alho, etc. Pode ser preparada apenas no sal grosso, tradicionalmente, em formato de tournedos (bifes altos). E se o seu paladar sentir necessidade de uma gordurinha, não caia na tentação da manteiga ou azeite. Corte umas lasquinhas bem finas da gordura da picanha e coloque sobre o bife durante o preparo. Uma delícia.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ô Ricardo, que maldade, tournedor de filé mignon a esta altura do campeonato??? Estou salivando!
Devo confessar que nunca experimentei, talvez por causa dos churrasco-chatos que nunca tiveram coragem de fazer... e eu não sei fazer churrasco, então tenho que comer o que o churrasqueiro faz!
Um abraço!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

André Ogrodoy disse...

Cara, nunca fiz churrasco de Filet Mignon simplesmente porque sou pobre ehehehehe, e porque tambem sou Ogro, teria que ter uns 100 reais em FM pra alimentar. Mas me diz uma coisa, o filet mignon é uma carne muito macia, mas conhecida por nao ter tanto sabor quanto outras mestras do sabor, como Alcatra Picanha, Fraldinha. Tem alguma receita especial aí ? Estive pensando em fazer um rolo com bacon....