Churrasco: uma dica preciosa
Marcos Bassi, um dos ícones do varejo de carnes de qualidade no Brasil e também mestre churrasqueiro exemplar, virou colunista da Rádio Bandeirantes, de São Paulo.
Mais bacana: a rádio disponibiliza os arquivos de áudio da coluna do mestre, com suas dicas inestimáveis.
Endereço: http://radiobandeirantes.com.br/colunistas.asp?ID=136
Uma crítica: Bassi dá uma derrapada imperdoável chamar o “bife-do-açougueiro”, corte que segundo ele é de sua “autoria” (o que, com todo respeito, discordo), de “steak-do-açougueiro”.
Uma pena o mestre desprestigiar a nossa Língua e criar este aleijão esquisito. É o mesmo que chegar nos Pampas e dizer ”steak ancho”, steak de chorizo”.
Creio que ele, empresário consagrado, não precise destes “recursos” de colonizado cultural. Se é para pretensamente “sofisticar”, com o uso do inglês, que chame o corte de “Butcher's steak”.
Bola fora, mestre.
3 comentários:
Falai camarada , beleza ? Nao é que o sucesso subiu ainda mais a cabeça do nosso companheiro Bassi? Acontece....Quando nosso churrasco é muito bom, tendemos a perder a humildade...vai de cada um.
Parabens pelo blog, muito interessante mesmo. Mas eu tenho uma duvida. Esse "Steak de Chorizo" a que vc se refere, nao é o consagrado corte argentino do Contra-Filé né, que eles chamam de "Bife de Chorizo" ?
Eu estive por um tempo na Argentina recentemente, e aprendi com um mestre churrasqueiro de lá como fazer o corte do Chorizo argentino.
Passa la no nosso blog e veja se aproveita algo!
http://ogrosnacozinha.blogspot.com/
Abs!!
Ceguinho, muito bom o seu blog, concordo plenamente, essa estoria de chamar bife de steak nao e legal, o Bassi nao precisa disso.
Apenas por informacao, o "butcher steak" chamado la fora e o nosso lombinho do boi, precisa achar uma acougueiro bom pra pegar esse corte, tem uma textura parecida com a da fraldinha, e gosto muito acentuado e saboroso. Tambem e chamado de hanger steak e pelos franceses de onglet.
Exprimenta ele num churrasco, e otimo, ele tem uma membrana no meio, tira ela e fatia as duas partes remanescentes ou meio formando 4 bifes, mal passado ao ponto e correr pro abraco !!
Leo
Uns chamam este corte de "lombinho da acém", mais nobre que o cumum. É muito utilizado pelos churrasqueiros de rua.
Obrigado pela visita
Postar um comentário