O coração de frango Sadia

 Atenção: 

Este post contém um erro imperdoável. Vergonhoso.  Coisa de analfabeto funcional, conforme os justos alertas nos três primeiros comentários. 

Hoje, tenho trabalho e será impossível tentar "consertar" qualquer coisa. 

Decidi não retirar o post. Seria fácil demais.  Ficaria o "dito pelo não dito". 

Em todo o caso, começo logo pedindo desculpas.



 Na história da indústria brasileira, poucas empresas conquistaram a confiança do consumidor como a Sadia.

A marca transformou-se em sinônimo de qualidade.

Ponto.

No entanto, ao orientar meus clientes na compra de carnes, peço sempre que evitem comprar o coração de frango da Sadia, vendido congelado em bandejas.

A maioria, com toda a razão, estranha, fica espantada.

Porém, após as devidas explicações, entende e ainda agradece.

Não é implicância com a empresa, da qual sou um consumidor fiel. Muito menos algo relacionado à qualidade do produto “coração de frango”, que é boa.

É porque são pequenos demais.

Após a limpeza, um trabalho do cão, ficam menores e ruins de espetar - partem-se com facilidade, mesmo em espetos adequados - e de assar, pois ressecam à toa. Ainda que feitos com todo cuidado, quando prontos, mais parecem que saíram de pombos, não de frangos, de tão pequenos.

Como consumidor e profissional do churrasco, sempre estranhei este atributo do coração de frango da respeitada marca.

Ao investigar a razão de serem tão pequenos, fui surpreendido pela própria Sadia em seu belo site.

Vejamos como a empresa apresenta o produto:

O coração é o miúdo preferido em todo churrasco, mas pode fazer o maior sucesso no dia a dia em sua casa também. Com seu sabor único, é ideal para deixar farofas, caldos e espetinhos muito mais gostosos. Experimente o Coração de Frango Sadia nas suas receitas e faça uma refeição comum, de segunda a sexta, ganhar clima de final de semana.” (o primeiro grifo é meu)

Não gosto de passar recibo de idiota. Ninguém gosta.

Algumas observações:

1- No mundo do churrasco, da gastronomia ou da culinária, não existe sequer indício de que o coração de frango “miúdo” seja o preferido em todo churrasco. Conversa para boi (ou frango?) dormir. Mentira deslavada.

2- Nas pontas finais da cadeia produtiva - o varejo e o consumo - não existe sequer indício de que o varejista faça distinção de tamanho do coração (e de preço, claro) para vendê-lo, tanto quanto de que o consumidor decida a compra por tal critério. Só se for burro ou induzido a erro.

3- Não há nada que permita conferir características organolépticas superiores - sabor, maciez, cheiro, etc - ao coração “miúdo” em detrimento ao do normal. Balela. E das brabas.

4- A Sadia, ao apresentar seu produto, induz o consumidor a acreditar que ela possui uma linha de produção exclusiva - cria, engorda e abate - para produzir “corações miúdos”, supostamente “especiais”, a ponto de serem os “preferidos em todo churrasco”. É mentira. Enganação.

Então, Ceguinho, porque os corações de frango Sadia são tão miudinhos?

Parece óbvio que o coração miúdo de frango provém de um frango miúdo. Por isto, tudo leva a crer que os corações “miúdos” Sadia saem de unidades de produção de galetos ou frangos-de-leite.

Talvez sejam ótimos para caldos, sopas, farofas, etc.

Para churrasco, não. São péssimos, inadequados.

E dão um prejuízo danado.

xxx


A apresentação do produto está no seguinte endereço: http://www.sadia.com.br/produtos/39_CORACAO+DE+FRANGO+SADIA

A propósito, o blog possui outros posts sobre coração de frango:

Os Segredos do coração
Segredos do coração II (a limpeza)
Segredos do coração III (a ganância)

18 comentários:

Unknown disse...

Ricardo, acho que vocÊ foi muito infeliz no seu comentário, já chegou a checar no dicionário o que "miúdo" significa?
Vou postar aqui segundo o dicionário Michaelis:
miúdos
mi.ú.dos
sm pl 1 Vísceras das reses, das aves e de outros animais. 2 Insignificância. 3 Dinheiro em moedas de pouco valor.

Eles não estão falando em tamanho, e sim do "corte"(?)...

Anônimo disse...

O ceguinho, abre o olho ou entao arruma um dicionario braile, porque miudo e como sao chamados todas aquelas coisas gostosas e outras nem tanto de dentro do frango, como por exemplo o figado, o rim e o coracao.
Alem do mais a frase grifada e ..."o coracao e o miudo preferido..." e nao ..."o coracao miudo e o preferido..." a sadia em nenhum momento disse que coracao miudo e melhor apenas disse que o coracao entre todos os miudos do frango e o preferido do churrasco.
Tu deu uma de mane em cadeia nacional...

Anônimo disse...

Camarada, furadas a parte com relacao a interpretacao da palavra miudo, na minha modesta opiniao de churrasqueiro amador, acho que o seu coracao fica seco por que vc deve limpar muito ele, aquelas veias, gordurinhas e cebinhos que vem nele nao devem ser retirados, muito pelo contrario, embola eles no coracao que eles protegem o coracao, ajudam a manter lubrificados, contribuem para o sabor e quando prontos derretem, ninguem ve e o coracaozinho fica muito bom. E ja que estamos nesse assunto, uma boa marinada tambem ajuda. Nunca tive problema com o coracao da sadia, nao compartilho do seu pensamento.

Leonardo

Ricardo disse...

Os três têm razão. Cometi um erro crasso, de analfabeto funcional.

Vou consertá-lo o mais breve possível. Hoje será impossível, tenho trabalho.

Obrigado.

Ricardo disse...

Os três têm razão. Cometi um erro crasso, de analfabeto funcional.

Vou consertá-lo o mais breve possível. Hoje será impossível, tenho trabalho.

Obrigado.

Ricardo disse...

Leonardo, meu caro,

Por mais modesta que seja sua opinião, respeito-a. Tanto quanto ao fato de você não compartilhar com meu "pensamento".

Entretanto, não sou adepto do “achismo”.

Você “acha” que o coração-de-frango que preparo fica seco. Um direito seu, “achar”. Só que eu nenhum momento eu disse isso. Afirmei que os corações pequenos, depois de limpos, ficam menores ainda, ruins de espetar, pois partem-se à toa, e, na brasa, ressecam com facilidade. Prontos, mais parecem coração de pombo.

"Acha", também, que é porque os limpos demais.

Tudo bem, respeito sua técnica de manter todas as porcarias que a indústria manda - artérias, e não “veias”, “cebinhos” (imagino que você tenha pretendido escrever o diminutivo de sebo), membranas e toda a sorte de penduricalhos em forma de tecidos.

Se a sua técnica é manter e embolar tais porcarias no coração, como forma de protegê-los e dar-lhe mais sabor. Parabéns. Mas não me convide.

Profissionalmente, porém, minha obrigação é limpá-los. E bem. Corretamente.

Aliás, limpinhos da silva, como os que a própria Sadia os apresenta na foto em seu site.

Bons churrascos!

Anônimo disse...

Ricardo, o objetivo do meu comentario nao foi de te ofender, obviamente pela sua resposta o seu ego foi ferido, pode ficar tranquilo que nao sera convidado para comer um coracao da sadia em minha casa ate por que acredito que vc nao ia querer se sujeitar a uma viagem de onibus para o interior de Minas.

Bons churrascos,

Leonardo

Ricardo disse...

Então, caro Leonardo, vamos mudar o rumo dessa prosa enjoada. Conflituosa. Não leva à nada. Palvras, o vento leva.

Esse trem não vinga.

Adoro o interior de Minas. Conheço alguma coisinha. E tenho bons amigos mineiros de dar dó de tão bão.

Só por isto, você já me desarmou.

Havendo tempo,independentemente do meio de transporte - ônibus, carro, avião (aviso que: moto, bicicleta, cavalo, jegue, patinete, etc, estão fora das minhas possibilidades físicas) teria o maior prazer em conhecer sua cidade e você também.

Sairíamos na "porrada", no bom sentido, para ver quem faz o melhor coração, claro.

Abraços,

A propósito, qual é a sua cidade?

Ricardo disse...

Então, caro Leonardo, vamos mudar o rumo dessa prosa enjoada. Conflituosa. Não leva à nada. Palvras, o vento leva.

Esse trem não vinga.

Adoro o interior de Minas. Conheço alguma coisinha. E tenho bons amigos mineiros de dar dó de tão bão.

Só por isto, você já me desarmou.

Havendo tempo,independentemente do meio de transporte - ônibus, carro, avião (aviso que: moto, bicicleta, cavalo, jegue, patinete, etc, estão fora das minhas possibilidades físicas) teria o maior prazer em conhecer sua cidade e você também.

Sairíamos na "porrada", no bom sentido, para ver quem faz o melhor coração, claro.

Abraços,

A propósito, qual é a sua cidade?

Ricardo disse...

Então, caro Leonardo, vamos mudar o rumo dessa prosa enjoada. Conflituosa. Não leva à nada. Palvras, o vento leva.

Esse trem não vinga.

Adoro o interior de Minas. Conheço alguma coisinha. E tenho bons amigos mineiros de dar dó de tão bão.

Só por isto, você já me desarmou.

Havendo tempo,independentemente do meio de transporte - ônibus, carro, avião (aviso que: moto, bicicleta, cavalo, jegue, patinete, etc, estão fora das minhas possibilidades físicas) teria o maior prazer em conhecer sua cidade e você também.

Sairíamos na "porrada", no bom sentido, para ver quem faz o melhor coração, claro.

Abraços,

A propósito, qual é a sua cidade?

Camilo disse...

Os corações da Sadia e da Perdigão são pequenos sim. Mas aqui no Nordeste, é dificil encontrar outros bons fornecedores de corações de frango. Como são visceras (ou miúdos), podem estragar com facilidade, então prefiro comprar Sadia/Perdigão pois são congelados.
Claro, também tenho que escolher lojas que visivelmente acondicionam adequamente os produtos.
Abraço.

Ricardo disse...

Olá, Camilo, um fato curioso: aqui no Rio,o coração da Perdigão vem no tamanho normal. São muito bons, embora venham sempre muito "sujos",aliás, comos os de todas as outras marcas.

Reforço a tese de que a diferença no tamanho - pequenos normais - decorre justamente da especificidade da unidade de produção: aquelas destinadas a produzir frangos comuns e as que produzem grangos prematuros (galetinhos).

Abraços.

Anônimo disse...

Ricardo, a porrada esta de pe !!

No bom sentido e claro, ate porque se for pra valer vou rezar pra vc ser ceguinho mesmo !

So que a gente tem que peitar as churrasqueiras aqui em Paracatu, o seu coracao pode ate ficar melhor, mas o eleitorado e meu e ja ta comprado !!

De vez em quando apareco ai na cidade maravilhosa, numa dessas te pago uma rodada de cerveja.

Abraco,

Leonardo

Anônimo disse...

Uau. Essas "porradas" eu gostaria de presenciar. Certamente vai ser uma luta daquelas. Quem vai vencer, eu não sei. Porém, pela leitura dos posts, tenho certeza que o Leonardo usará, uma vez mais, luvas de pelica.
Mesmo que venham de um "cebo", e não contenha sebo.

Abraços,

Gilson Daniel Machado - São Paulo/SP

Personal Grill disse...

Sou churrasqueiro aqui em BH e concordo com o Ceguinho. Neste fim-de-semana passado, meu contratante comprou uma bandeja deste coração e estava mais para coração de pinto do que de frango, sem contar a limpeza, que da qual, também prezo, perdendo no mínimo uns 10%. Ultimamente, por causa desses míseros corações, estou pensando seriamente em mudar para coração de peru. O gosto é quase idêntico é maior e dá menos trabalho.

Seu blog é show.

Mirna disse...

Os corações da Sadia são pequenos sim. Mas aqui no Sao Paulo, é dificil encontrar outros bons fornecedores de corações de frango. Como são miúdos, podem estragar com facilidade, então prefiro comprar Sadia/Perdigão. Meu marido é churrasqueiros
e só vendemos produtos de qualidade, por isso ele tem muitos clientes que são muito gratos

Anônimo disse...

Pessoal,

O que importa mesmo é fazer uma receita diferente com o coração, pois ele sendo pequeno ou não o sabor deve ser o mesmo!!

Eu achei uma receita de coração na cerveja excelente ... fiz e amei, vcs deveriam conferir!!!

http://www.tvchurrasco.com.br/receita/frango/espetinho+de+coracao+na+cerveja,262.html

Anderson Vargas disse...

Descobri esse blog por acaso e já gostei de cara. Tenho 21anos e desde piá que acompanho avidamente nos churrascos tudo o que faz um bom churrasqueiro. Já me considero churrasqueiro, inclusive rsrs. Sempre notei que os corações da Sadia são extremamente pequenos. Antes de cair neste blog, procurando receita de como temperá-los adequadamente, mudei de supermercado aqui em Goiânia pq estive com uma bandeja de coraçoes Sadia na mão e eram extremamente pequenos. Felizmente aqui tenho a opção de comprar corações em bandejas de 1 kg da marca Super Frango, que já é empresa local consolidada... esses sim são grandes e não "despedaçam" ao espetar. Bom dia!